Sim, existem cursos de licenciatura curta reconhecido pelo MEC com 120 créditos.
Assim como a grande maioria dos cursos de teologia no Brasil, não. Trata-se de um curso livre. O reconhecimento do MEC não é necessário para nossos objetivos. A mesma lógica é usada em outras áreas em nosso país como a psicanálise, por exemplo.
Sim. Contudo, precisa agendar com antecedência. Além disso, ela não poderá ser aproveitada no curso Teologia Essencial.
Além das aulas presenciais, teremos aulas e atividades online (e.g., fóruns, webnar, avaliações), retiros (2 por ano) e conferências (2 por ano).
Semear possui dois cursos: Teologia Básica e Teologia Essencial. Esses cursos são compostos de várias disciplinas. Contudo, vamos disponibilizar algumas disciplinas como cursos fechados (e.g., Apologética).
Sim, as aulas presenciais acontecem todo terceiro sábado.
Segundo Régis Tractenberg: “…quanto mais assíncronas (diz respeito à distância temporal entre emissão e recepção de mensagens, típica dos fóruns, listas de discussão, troca de e-mails, aulas on-line) as atividades de um curso, mais difícil é fazer estimativas, pois maior é a variação do tempo que cada aprendiz precisa. qualquer carga horária indicada para um curso com atividades assíncronas é, na melhor das hipóteses, uma estimativa ou média do tempo dedicado pelos participantes.” A solução é o reconhecimento dos limites nos cálculos e muita transparência. Para fim de transparência, segue o cálculo percentual dos nossos cursos: Teologia Básica: 57 porcento de atividades assíncronas e 43 síncronas. Desses 43 porcento, 78 são de aulas presenciais, 15 de webnar e 7 de conferências. Dos 57 porcento, 52 são de leitura, 28 de provas e 20 de aulas online. Teologia Essencial: 56 de atividades assíncronas e 44 síncronas. Desses 44 porcento, 63 são de aulas presenciais, 19 retiros, 12 de webnar e 6 de conferências. Dos 56 porcento, 52 são de leitura, 22 de fóruns, 22 de provas e 04 de aulas online.